UM CONCEITO DE SAÚDE

Untitled-1Discurso proferido aos formandos 2015/2 do Curso de Enfermagem pela Prof.ª Ana Zoé Schilling, a partir da construção do conceito de saúde feito pelos alunos no 1º semestre em sala de aula.

Primeiro dia de aula de vocês, primeiro dia da minha aula com vocês, primeiro semestre do curso que vocês escolheram. O começo de tudo isso que se finaliza aqui hoje. Lembro muito bem destas carinhas, olhares curiosos por saber como seria, misturados com minha expectativa. Momento mágico.

Na agenda estava escrito: conceito de saúde. Era conteúdo do programa da disciplina. E eu pedi pra que vocês construíssem e escrevessem num bilhete um conceito de saúde. Este conceito não poderia conter a palavra doença ou algo que a lembrasse.

Lembram disso? Discutimos cada resposta… estão aqui… com a letra de vocês. Guardei.  Alguns bilhetes diziam: estar bem consigo mesmo, equilíbrio, harmonia, qualidade de vida, mente e corpo saudáveis, bom funcionamento do corpo e da mente. De uma forma bem individual, cada um de vocês expressou um sentimento que ficou muito evidente nestas respostas. A questão de  Saúde ser um estado de felicidade. Algumas repostas: saúde é alegria de viver, é se sentir bem, não se preocupar muito, ter fé, sorrir e ser positivo sempre, ter bom humor, ter prazer no que se faz, prazer de viver, estar feliz com sua própria vida, ser feliz. Achei tão importante isso, a expressão deste sentimento, que falei pra esta turma: No dia da formatura de vocês vou querer relembrá-los deste conceito porque não quero que esqueçam disso.  Depois de todos os ensinamentos durante o curso, não vou deixar este conceito de que saúde é felicidade se perca com o tempo. Mal sabia eu que estaria hoje aqui podendo fazer isso. Então, vamos falar de felicidade, ou melhor, de enfermeiros felizes. Ninguém quer ser assistido por um enfermeiro triste.

Enfermeiro, quando é luz, provoca sorriso espontâneo, aquele que nasce nos olhos de quem é feliz. A lâmpada, símbolo da Enfermagem, mostra que a luz permite ver com clareza, analisar para saber o que fazer mas principalmente iluminar, tirar das sombras, irradiar. A felicidade é um estado que se busca, transformando as dificuldades em episódios que tem apenas a função de nos permitir evoluir. Também ninguém precisa de um enfermeiro doente não é mesmo? E aí a gente precisa dar a mesma atenção ao cuidado de si. O aperfeiçoamento profissional vai sendo construído aos poucos, ele é inevitável e necessário mas com felicidade será muito melhor e mais efetivo.

Em recente encontro  no final do semestre, final do curso, solicitei que escrevessem outro bilhete. O título foi: Um grande desejo pra mim. Primeiro bilhete que leio: Ser feliz com saúde! Outro: Continuar sendo feliz na minha vida e conseguir me realizar profissionalmente. Ainda: que a enfermagem me traga muita realização profissional e muita felicidade, outro: ser feliz na profissão que escolhi. E esse: ser muito feliz, realizada, tranquila e amada… paz e tranquilidade para continuar trilhando meu caminho….vencer todos os obstáculos que a vida colocar em meu caminho e viver feliz e realizada… me desafiar com o novo…estar mais perto da minha família, dos filhos, poder busca-los na escola…

Olhem as pessoas que aqui estão hoje. Hoje, quem está aqui, te quer bem e por isso só quer te ver feliz.
Um mundo bom, se faz com bondades. Um mundo feliz, se faz com felicidades.
Um mundo avançado, se faz com mais saberes. Um mundo melhor, se faz com tudo isso junto.
E sejam felizes.

Prof. Ana Zoé

1 comment

  1. Patricia Machado Stahler

    Acredito que pra sermos enfermeiros felizes temos que ter certeza da profissão linda que escolhemos e amar cada responsabilidade passada a nós como nossos filhos . Sim, sou uma enfermeira feliz, devo isso, muito aos incríveis professores que passaram pelo meu caminho na graduação, cada conquista e crescimento não foram meramente profissionais, mas sim para a vida…
    Hoje tenho uma equipe linda que cada dia cresce e evolui mais, só tenho a agradecer a Deus pela escolha da profissão ENFERMAGEM na minha vida.
    #paginalinda

    Reply →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *