ENADE 2016 – 1º Encontro

ENADE 2016
No último dia 03/06 iniciaram-se as aulas do novo projeto proposto pelo Curso de Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul, intitulado “Estudos Integrados em Enfermagem: problematizando questões de saúde”, destinado aos estudantes que prestarão a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) neste ano.
O projeto tem como objetivo geral capacitar os alunos do curso para a resolução de questões problematizadoras em saúde, e como objetivos específicos promover o processo ensino aprendizagem para concursos, processos seletivos e avaliações de conhecimentos além de estimular o raciocínio clínico e o pensamento crítico para soluções de problemas.
O projeto tem como público alvo os acadêmicos que já cursaram 80% ou mais das disciplinas presentes na grade curricular, a partir de seu início, ou seja, abrangendo o 8º e o 9º semestre respectivamente, iniciando no dia 03 de junho de 2016 com término previsto para o dia 21 de outubro de 2016.
O Blog Enfermagem Pulsátil trará a vocês a rotina das aulas com fotos, relatos dos acadêmicos, e informações gerais sobre a prova, (como um “Diário de Bordo: rumo ao ENADE – 2016”).
A seguir, vocês poderão conferir as fotos do nosso primeiro encontro no dia 03/06, onde tivemos a oportunidade de aprender mais sobre o desenvolvimento profissional na Enfermagem com Psicóloga Daniela Castro Nobre e sobre os Princípios para bem escrever e qualidades de uma boa redação, com o Prof. Elenor Schneider.
Então embarque com a gente nessa viagem, e aproveite!

O que é o ENADE?
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, caracteriza-se como uma prova que tem por objetivo avaliar o processo de aprendizagem e desempenho dos estudantes que estão concluindo os cursos de graduação. Leva em consideração os conteúdos programáticos que estão previstos nas Diretrizes Curriculares do respectivo curso de graduação. Aborda também, as habilidades e as competências que os acadêmicos desenvolveram durante seu processo de formação, ligados ao âmbito específico da profissão escolhida, com ligação à realidade do nosso país, mundial e também às outras áreas de conhecimento. Foi criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, ano em que a prova foi aplicada pela primeira vez.

É obrigatório fazer ENADE?
Sim. É um componente curricular obrigatório. No histórico escolar do estudante irá somente a situação regular, ou seja, o estudante que comparecer a prova. Caso não compareça, o estudante estará em situação irregular junto ao ENADE.
De quanto em quanto tempo acontece a prova do ENADE?
Periodicidade máxima trienal para cada área do conhecimento.

REFERÊNCIA:
INEP. Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 2011. Apresenta informações gerais, pesquisas e estatísticas educacionais, acesso a publicações e resultados de avaliações de ensino. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/
Acesso em: 05 jun. 2016.

 

* Texto elaborado pela Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem, Naiele da Costa Fagundes.FOTO CORRETA FOTO CORRETA 2FOTO CORRETA 3  FOTO CORRETA 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *