EQUIPE DE REDUÇÃO DE DANOS DE SANTA CRUZ DO SUL VISITA O CURSO DE ENFERMAGEM DA UNISC

A equipe de redução de Danos do município de Santa Cruz do Sul visitou o curso de Enfermagem, na disciplina de Enfermagem na Atenção à Saúde Mental, no dia 20 de outubro, à noite. Estiveram presentes naquela ocasião o Agente Redutor de Danos Adroaldo Lopes, o Agente Redutor de Danos Rafael Ritzel e o Assistente Social Ronaldo Gonçalves.

Adroaldo, Rafael e Ronaldo enfatizaram que o trabalho deve centrar-se em prevenir os danos que o uso do álcool e outras drogas trazem ao indivíduo e não, apenas, na prevenção do seu uso. Trata-se de um trabalho no qual deve haver a compreensão de que os usuários, por muitas razões, seguem fazendo o uso de substâncias psicoativas cujos danos devem ser minimizados. As atividades são realizadas no local em que os usuários se encontram.

O Redutor de Danos Adroaldo iniciou sua participação com um resgate histórico sobre a Redução de Danos no Brasil. Ele apontou aspectos do seu trabalho nos quais salientou a importância da empatia no contato com os usuários. Complementarmente, o assistente social Ronaldo discorreu sobre as políticas públicas que regulamentam a atenção às pessoas portadoras de sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas no âmbito do SUS.

A visita da equipe de Redução de Danos foi  um grande momento de aprendizado para todos!

Redução 3Blog redução1 Redução 2Redução 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *